Bumba Meu Boi

De origem nordestina, a sua existência se deve às fazendas de gado, onde o boi era basicamente o centro da sobrevivência.

É o folguedo mais tradicional do Piauí e remonta aos tempos da colonização no final do século XVIII. De origem nordestina, a sua existência se deve às fazendas de gado, onde o boi era basicamente o centro da sobrevivência. No Piauí, as brincadeiras em torno do boi levaram à representação plástica e dramática da história de Catirina, que exibe aspectos culturais específicos relacionados à música, à coreografia, à indumentária e ao ritmo marcante.

Catirina era mulher de Chico Vaqueiro. Com a sua gravidez, desejou comer a língua do boi mais bonito da fazenda e induziu o marido a realizar o seu desejo. Chico partiu para atender à sua amada e o caso chamou a atenção de todos na região, fazendo com que o dono do boi iniciasse uma perseguição ao autor da façanha. Chico foi acusado e vários doutores foram chamados para tentar curar o boi. A história atravessa muitas peripécias, incluindo o julgamento de Chico Vaqueiro, e tudo termina em festa e dança, para comemorar a cura do boi.