Corrente

José da Silva Balmar era engenheiro das Cortes portuguesas quando, em 1754, foi designado pelo Rei de Portugal para fazer a divisão das terras onde hoje se localiza o município de Corrente. Foi assim que um cidadão, possivelmente português, chamado Caetano Carvalho da Cunha, adquiriu 6.300 braças de terra, a fazenda Corrente de Cima, para desenvolver diversas atividades, dando-se, dessa forma, início ao processo de povoamento.

Corrente recebeu importantes melhorias educacionais depois da fundação da Igreja Batista e da criação de escolas primárias, levadas pela influência de políticos projeção nacional, como Joaquim Nogueira Paranaguá e Benjamim Nogueira – ambos destaques nas campanhas abolicionista e republicana.

Mas o grande atrativo de significância são as vaquejadas e a Feira de Exposição Agropecuária. Localizada no extremo sul do Piauí, a 880 quilômetros de Teresina, a cidade vem recebendo visitantes atraídos pelos negócios e pelas feiras.

Para os mais aventureiros que pretendem desbravar as nascentes do rio Parnaíba, Corrente é passagem obrigatória, cujo turismo é de completa aventura.