Parque Ecológico: Cachoeira do Urubu

Formada pelo rio Longá, pertencente aos municípios de Batalha e Esperantina a cachoeira do Urubu ocupa uma imensa região com suas águas cristalinas que se derramam por várias quedas, tendo a principal 12 metros de altura, no lado de Esperantina.

Uma passarela de 400 metros facilita o acesso às duas margens e permite a observação desse show que a natureza sabe muito bem oferecer. Ali também foram instalados equipamentos de apoio, a exemplo de sanitários, bar, restaurante, área para camping, hotel, quadra de esportes, áreas de lazer, sinalização e mesas para piqueniques.

Com a diminuição do volume d’água, muitos peixes ficam presos nas pedras, tornando-se refeição deliciosa para os urubus que sobrevoam o local. Daí o nome de Cachoeira do Urubu, situada a 21 quilômetros de Esperantina, saída para Joaquim Pires.

Com maior frequência no período de janeiro a abril, em função do volume de águas do rio Longá, a cachoeira apresenta ainda um espetáculo à parte: a piracema. Nesse período, milhares de peixes procuram as nascentes para desovar, saltando sobre as quedas d’água e proporcionando um espetáculo fantástico. A pesca é proibida nessa época.