Pedra do Castelo

De longe, a aparência é de um castelo abandonado, com suas muralhas tentando se manterem de pé. A proximidade faz surgir imensos portões em forma de arco, que dão acesso a diversos salões.

A Pedra do Castelo é deslumbrante. De longe, a aparência é de um castelo abandonado, com suas muralhas tentando se manterem de pé. A proximidade faz surgir imensos portões em forma de arco, que dão acesso a diversos salões. Em um deles, existe um cemitério de "anjinhos", somente crianças, com várias cruzes espalhadas pelo chão, além de ex-votos de pessoas que ali fazem suas promessas. Em outro salão, existe um oratório com a imagem de uma santa que não se sabe como apareceu por lá.

A Pedra é considerada um monumento sagrado. As inúmeras velas deixadas no local são o testemunho da visitação de milhares de fiéis, que se deslocam, a cada ano, para fazer pedidos e penitências, rezar, comer e beber. Em certas datas, esse ritual dura a noite inteira, como no dia 2 de novembro, por exemplo. A atmosfera pesada e o cheiro de suas grutas adicionam um clima de muito mistério que envolve o local. A luminosidade é fraca porque não há entradas de luz. Entre os vários labirintos, existe uma passagem que dá acesso ao platô do Castelo, de onde é possível contemplar o bucolismo ao entorno da pedra encantada.

Chegando à Pedra do Castelo, o turista deve solicitar a algum morador da localidade que oriente a visita, tornando possível maior conhecimento dos mistérios do lugar, além de garantir, com segurança, o acesso a todas as suas dependências.

Em Castelo há opções para refeição e outros serviços. Logo após essa fascinante visita a um dos mais belos atrativos naturais do Piauí, aproveite para conhecer um pouco a cidade. Pedra do Castelo está a 184 quilômetros ao Leste de Teresina.