São Raimundo Nonato

Se o coração palpitar ao se aproximar de São Raimundo Nonato, não se surpreenda: a região que abriga a maior concentração de sítios arqueológicos das três Américas costuma provocar essa agradável sensação. E não para por aí: o seu desejo de penetrar mais e mais na história de nossos ancestrais vai se intensificar quando você estiver diante das monumentais formações rochosas e pinturas pré-históricas do Parque Nacional Serra da Capivara.

Localizada a 534 quilômetros de Teresina, São Raimundo Nonato é considerada “berço do homem americano” e divide esse título com suas vizinhas São João e Coronel José Dias. Ambas abrigam o Parque Nacional Serra da Capivara, distante 30 quilômetros da sede municipal de São Raimundo Nonato. O parque possui os vestígios mais antigos do homem em solo americano, datados de 50 mil anos pelo método do Carbono 14.

Receber bem os visitantes é uma característica do povo de São Raimundo Nonato. É muito mais do que um costume, é uma tradição! Essa receptividade é sentida nas ruas, onde a simplicidade é contagiante e onde as pessoas, por todo canto, se cumprimentam e se abraçam, influenciadas talvez pelos mistérios da Capivara.

A cidade oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a evolução do homem desde a pré-história aos dias atuais, através do Museu do Homem Americano, construído e administrado pela Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).

É um valioso acervo de peças que remontam a tempos antigos, além de painéis que retratam a vida dos antigos habitantes. Em 1991, o parque foi declarado pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade e está aberto a visitações durante todo o ano.