Parque Nacional da Serra da Capivara

Atravessando o Estreito de Behring, o homem passou pela América do Norte, cruzou a América Central e permaneceu uma temporada no estado do Piauí. Aqui ele se estabeleceu, se multiplicou, deixou suas pinturas nas rochas, enterrou os seus mortos e abandonou inúmeros objetos que hoje se transformaram em valiosos achados arqueológicos. Outro pressuposto vem de cientistas que se desdobram dia e noite para provar que o homem mais antigo das três Américas viveu no Piauí, há 48 mil anos. Essa datação tem como base a análise do Carbono 14 encontrado nos restos de uma fogueira que teria sido feita pela mão humana.

Controvérsias à parte, a região da Serra da Capivara abriga o mais antigo sítio arqueológico das Américas, com suas pinturas rupestres declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Criado pelo Decreto 83.548, de cinco de Junho de 1979, com 129.139 hectares de área, o Parque Nacional Serra da Capivara é o centro das atenções dos arqueólogos e estudiosos do mundo inteiro. Administrado pelo IBAMA, o parque possui pelo menos 500 sítios arqueológicos cadastrados e em estudo, cujos fósseis e objetos encontrados têm ajudado a esclarecer o povoamento das Américas. Diversas urnas funerárias, ou enterramentos indígenas, foram encontradas nos sítios dos desfiladeiros da Capivara, com datações que chegam há 4,5 mil anos. O parque está localizado a sudeste do Piauí, distante 534 quilômetros de Teresina.

As descobertas assumiram tamanha dimensão que em 1986 foi criada a Fundação Museu do Homem Americano - FUMDHAM, dirigida pela arqueóloga paulista Niède Guidon. A Fundação vem buscando novos vestígios, catalogando descobertas e enriquecendo o museu instalado na região.

Urnas funerárias, fósseis de mastodontes, cavalos, lhamas, tigres dente-de-sabre, preguiças gigantes, tatus gigantes e fósseis humanos fazem parte de um sem-número de achados da Serra da Capivara, cujo passado traduz também a riqueza deixada pelas civilizações pré-históricas através de suas pinturas rupestres, que representam rituais de caça, animais de então, cenas de sexo e figuras humanas. A área do parque está contida nos municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e São João do Piauí.