O Brasil ultrapassou pela primeira vez a marca de 7 milhões de turistas estrangeiros entre janeiro e setembro de 2025, segundo dados da Embratur. O número representa um crescimento de 45% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando o país como um dos destinos mais procurados do mundo.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o recorde é resultado do trabalho de reconstrução da imagem do Brasil no exterior, valorizando sua diversidade e sustentabilidade.

“O Brasil hoje é respeitado e desejado por turistas de todas as nacionalidades. Esse número recorde se traduz na vida dos brasileiros através de emprego, renda e oportunidade em cada canto do país”, destacou Freixo.

O resultado supera as metas do Plano Nacional de Turismo, que previa 6,9 milhões de visitantes estrangeiros em todo o ano de 2025. Entre os principais países emissores estão Argentina, Chile e Estados Unidos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, também comemorou o desempenho do setor.

“Já superamos a meta anual com três meses de antecedência, o que mostra a força do nosso turismo e a confiança do mundo no Brasil.”

No Piauí, a notícia é recebida com entusiasmo pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur), que vem intensificando as ações de promoção e estruturação dos destinos turísticos piauienses. Para o secretário do Turismo, Daniel Oliveira, o crescimento nacional reforça a importância do estado no mapa do turismo brasileiro.

“O avanço do turismo no país é também uma oportunidade para o Piauí se projetar ainda mais. Temos investido em qualificação, infraestrutura e divulgação das nossas rotas do Litoral à Serra da Capivara para que o estado esteja preparado para receber esse fluxo crescente de visitantes. É um momento de otimismo e de trabalho para fortalecer nossa economia e valorizar nossa cultura”, afirmou o gestor.

A Setur-PI segue trabalhando na consolidação das principais rotas turísticas do estado como Rota das Emoções, Rota das Origens e em breve novas rotas como destinos integrados e sustentáveis, capazes de atrair turistas nacionais e internacionais, gerando emprego e renda em todas as regiões piauienses.

Fonte: Com informações de CNN Brasil