O secretário de Turismo do Piauí, Daniel Oliveira, realizou nesta quarta-feira (18) uma reunião estratégica com representantes de diversos órgãos e instituições para definir ações integradas no Litoral do Piauí durante o mês de julho, o tradicional período de férias. O encontro reuniu autoridades e gestores municipais das cidades litorâneas para planejar medidas em áreas essenciais como segurança, mobilidade, saúde, meio ambiente, comunicação e infraestrutura.

De acordo com o secretário Daniel Oliveira, o objetivo principal é garantir que o litoral piauiense esteja preparado para oferecer aos turistas e moradores um ambiente seguro, organizado e acolhedor. “A integração entre os órgãos é fundamental para que possamos promover uma experiência positiva no litoral. Estamos trabalhando para que as ações conjuntas tragam benefícios diretos para a população e fortaleçam o turismo na região”, destaca.

Setur reuniu diversos órgãos. Crédito: Maria Elvira Raulino.

As estratégias discutidas incluem reforço na segurança pública, ações educativas de trânsito, ampliação de serviços de saúde, organização do tráfego e atividades voltadas à preservação ambiental. Com o período das férias escolares, a movimentação de turistas em Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande de Santa Isabel e Cajueiro da Praia, cidade sede do vilarejo de Barra Grande, aumenta consideravelmente.

Além disso, a reunião destacou a comunicação integrada como um eixo central para informar e orientar turistas e moradores sobre os serviços disponíveis e as regras de convivência nas praias e áreas turísticas. Desta forma, é possível publicizar boas práticas que preservem o meio ambiente e a segurança de todos.

Entre os participantes estavam representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Coordenadoria de Comunicação (CCOM), Centro de Formação de Condutores (CENDFOL), Secretaria de Transportes (SETRANS), Secretaria de Saúde (SESAPI), Secretaria de Cultura, Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Secretaria de Educação e Segurança (SERES), entre outros.

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo (SETUR)