
A Embratur divulgou, nesta semana, dados que confirmam o melhor desempenho do turismo internacional no Brasil para um primeiro quadrimestre em toda a série histórica. Entre janeiro e abril de 2025, o país recebeu 4,4 milhões de turistas estrangeiros, número que representa um crescimento de 51% em relação ao mesmo período de 2024.
O fluxo recorde de visitantes resultou em uma movimentação econômica superior a US$ 3 bilhões, com impacto direto em diversos segmentos da economia brasileira, como hotelaria, transporte, alimentação e comércio. Os resultados refletem o fortalecimento da conectividade aérea internacional e a implementação da nova estratégia de promoção global da Embratur, voltada à diversificação de mercados emissores e ao posicionamento do Brasil como destino turístico competitivo, sustentável e seguro.
Os dados foram apresentados pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ao presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, durante reunião institucional em Brasília. Na ocasião, Freixo destacou que “os números demonstram o acerto da estratégia adotada, com foco na profissionalização da promoção internacional do Brasil, na atração de voos e na valorização da diversidade do país como ativo turístico”.
O secretário Estadual do Turismo, Daniel Oliveira, também comentou os resultados, ressaltando o papel do setor no desenvolvimento econômico e na geração de emprego e renda: “Este crescimento expressivo confirma o turismo como um vetor estratégico da economia brasileira. Estamos construindo um ambiente favorável ao crescimento sustentável do setor, com planejamento, articulação federativa e foco em resultados concretos” enfatiza o gestor.
A expectativa do governo federal é que, mantida a tendência de crescimento, o Brasil alcance, até o final do ano, um novo recorde anual no recebimento de turistas internacionais, superando pela primeira vez a marca de 7 milhões de visitantes.
Com informações da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo